Casa do Vale / David Guerra

Casa do Vale / David Guerra - Imagem 2 de 15Casa do Vale / David Guerra - Imagem 3 de 15Casa do Vale / David Guerra - Imagem 4 de 15Casa do Vale / David Guerra - Imagem 5 de 15Casa do Vale / David Guerra - Mais Imagens+ 10

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: David Guerra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  710
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jomar Bragança
Casa do Vale / David Guerra - Imagem 9 de 15
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Nova Lima - MG, em um terreno de aproximadamente 1300 m² no condomínio Vale dos Cristais, ergue-se uma residência que se debruça para o vale. A ideia era construir uma casa que tivesse toda sua área social e íntima em um mesmo andar, sendo os espaços de lazer, a área de serviço e a garagem no pilotis, um andar abaixo. O pilotis solta o volume da caixa e se volta para a paisagem com vistas definitivas por serem os terrenos vizinhos áreas verdes do condomínio.

Casa do Vale / David Guerra - Imagem 4 de 15
© Jomar Bragança

No andar de chegada encontra-se o hall de entrada, lavabo, salas de estar, jantar e home theater, formando um grande espaço retangular que, além da vista por toda sua extensão, possui um telhado inclinado de estrutura metálica e com forro de madeira, solto por toda sua extensão por janelas de vidro. É como se uma caixa, cuja tampa se abre para além da paisagem, pudesse ter o céu ao seu redor. Junto às salas, uma confortável copa-cozinha, equipada com despensa, se integra aos demais ambientes. Do lado oposto à copa-cozinha, uma varanda de contemplação percorre toda a extensão da sala. Próximo à sala de TV está o acesso à área íntima, contando com rouparia, 3 suítes confortáveis e a suíte Master com closet voltada para as duas vistas. Já no andar de baixo, o pilotis, uma garagem para 8 carros se integra à área de lazer e convivência que é também integrada à cozinha gourmet, banho de lazer, sauna, piscina e sala de jogos, além de uma boa adega. No mesmo pavimento, encontram-se a dependência completa de empregada e um grande depósito.

Casa do Vale / David Guerra - Imagem 15 de 15
Planta Baixa

A casa com referências modernistas tem como pontos de destaque os materiais naturais, como a madeira de demolição do piso, o ladrilho do lavabo e a placa cimentícia das varandas, área de lazer e adega. A ideia de utilizar o marrom no pilotis apoiando a caixa branca do pavimento superior era dar a sensação que essa caixa flutuasse. O pilotis está também sobre uma base com o alicerce num tom de marrom mais escuro, para destacar o deck em balanço. A cobertura das salas, um plano solto que se apoia nas janelas de vidro, confere a esse volume leveza e amplitude, fazendo não só a luz como também a paisagem entrar em todas as direções. Uma casa de 770m² com espaços confortáveis, bem integrados, cheios de luz e sobre uma paisagem definitiva e deslumbrante.

Casa do Vale / David Guerra - Imagem 5 de 15
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Vale / David Guerra" [Valley House / David Guerra] 08 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772976/casa-do-vale-david-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.